A Bolívia cancelou a proibição das criptomoedas em meio a uma tentativa de golpe militar.
Na última quarta-feira (26), o Banco Central da Bolívia (BCB) liberou as negociações de criptomoedas por empresas e usuários.
Conforme resolução publicada pelo BCB, está permitida a utilização dos canais e Instrumentos de Pagamento Eletrônico (IEP) para operações de compra e venda de ativos virtuais.
Essa nova decisão contou com a colaboração da Autoridade de Supervisão do Sistema Financeiro (ASFI) e a Unidade de Investigações Financeiras (UIF).
Além disso, a UIF atuará na prevenção de lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo com criptomoedas, realizando atualizações regulatórias conforme necessário.
A Bolívia foi um dos únicos países a proibir a compra e venda de criptomoedas na região da América Latina. Agora, a nova medida flexibiliza a compra e venda de criptomoedas de forma geral, tornando o Bitcoin um ativo virtual nas novas regras.
De acordo com o Banco Central da Bolívia, a medida não torna a moeda de curso legal e nem forçado. Ou seja, apenas o Boliviano (BOB) segue como a única moeda legal no país, divisa emitida pela autoridade financeira
Fontes: InfoMoney, CryptoNews Brasil, Livecoins, CNN Brasil e Cointelegraph.